quarta-feira, 23 de agosto de 2006

O amor também acaba


"Para fundar o amor por mim, faço nascer em ti alguém que é para mim. Não te confessarei o meu sofrimento, porque ele te faria desgostar de mim. Não te farei censuras: elas irritar-te-iam justamente. Não te direi as razões que tu tens para amar-me, porque não as tens. A razão de amar é o amor. Também não me mostrarei mais, tal como tu me desejavas. Porque tu já não desejas esse. Se não, amar-me-ias ainda. Mas educar-te-ei para mim. E, se sou forte, mostrar-te-ei uma paisagem que fará de ti meu amigo."

Antoine de Saint-Exupéry, in 'Cidadela'

4 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito deste seu blog. E é enigmático porque não chego a perceber se é um homem ou uma mulher que o faz.

Este seu post é belíssimo... Saint Exupery acerta "na mouche" e dá muito que pensar.

O amor acaba sim. Aliás, todos os dias o amor acaba um bocadinho. Todos os amores acabam e só são eternos enquanto duram. A verdadeira sabedoria está em saber sobreviver ao fim de um amor. Pode continuar-se ao lado da pessoa que se deixou de amar, como se fosse uma amizade especial, ou pode optar-se por se reconstruir a vida ao lado de outro alguém. O que não se pode nunca é enfiar a cabeça na areia e não perceber que o amor acaba. A isso chama-se egoísmo. Duas pessoas não podem prender-se só por comodismo.

Planeta a cores disse...

Penso: O Amor Não Acaba Nunca. O que nos levou a amar alguém, a não ser que desapareça na pessoa, permanece. Confundimos o Amor com uma Relação. A relação essa sim acaba, com ela o fascinio e a paixão, o véu que cobre a pessoa amada voa através do tempo e os erros e maldade do Homem sobrepõem-se à razão da emoção. Saint-Exuperie escreve-o de forma demasiado bela e pura, quando evita o confessar do sofrimento, da censura, ... .

Penso que a atenção ao Amor deve estar sempre presente e com ela a eternização do mesmo, mesmo que a relação acabe, o Amor regenera-se na Amizade profunda e fundada na cumplicidade da intimidade.

Mandrake disse...

O Amor acaba, ou descobre-se a verdadeira pessoa que esse mesmo amor escondia??

Se na vida já é difícil conhecermo-nos, não será praticamente impossivel conhecer por completo outra pessoa? Se sim, então como poderemos amá-la?

Não pretendo ser destrutivo, quanto muito corrosivo, mas penso que amamos mais aquilo que idealizamos do que propriamente aquilo que temos à nossa frente, pelo que o amor não acaba nunca: acaba-se é a paciência e o idealismo em torno de determinada pessoa..

Não deixo, contudo, de acreditar no verdadeiro amor. Acredito é que muito poucos chegam a gozá-lo. Importante será, então, tentarmos aplicar o amor (nas suas diversas vertentes - amizade, paixão, fé, etc)no nosso dia-a-dia e "Viver o Amor", porque este é, na verdade, a única força que nos mantém vivos e com esperança.

vbd disse...

A paixão arde em fogo fátuo, os amores (sim, no plural, e em minúscula) podem até prolongar-se num lume mais ou menos brando, o Amor (singular e maiúsculo) pode não chegar sequer a acender-se, pode ser uma chama eterna ou mascarar-se de incêndio devastador com reatamentos vários, mas Amar (verbo, maiúsculo) esse espero, desejo, que nunca acabe.