domingo, 16 de dezembro de 2007

No dia em que faço 30 anos

Quando era pequeno imaginava-me já adulto, com 30 anos. Imaginava como ia ser a minha vida e os sonhos e as ilusões desfilavam como se o mundo não tivesse limites. Fazer anos é também fazer balanços. E o balanço, aos 30, é muito positivo. Cheguei calmamente aos 30. As ilusões e os sonhos foram mudando, desparecendo, dando lugar a realidades e a factos. Aos 30 anos sou substancialmente diferente daquilo que imaginei que seria. Não sei dizer se sou mais ou menos feliz. Estou seguro de que sou um felizardo. Tenho ao meu lado, na minha vida, os melhores amigos do mundo. Sei que conto com eles mesmo quando acho que estou sozinho. Os meus amigos são o meu capital e eu sou riquíssimo. Aos amigos soma-se uma uma fé a cada dia mais fortalecida no Deus de Amor e de Misericórdia. É bom ter um Pai que olha por mim, diariamente, assegurando que mesmo nos momentos mais duros eu sou "levado ao colo". Tenho a benção de ter uma família extraordinária, uns pais que fazem tudo por mim e uns irmãos que são, provavelmente os melhores do mundo porque são também os meus melhores amigos. Tenho um trabalho que me estimula diariamente, que não deixa margem para rotinas e que me garante uma realização profissional que nunca imaginei possível com a minha idade. Tudo isto faz com que os 30 anos cheguem serenamente, sem angústias. Tenho sede de viver os próximos 10 e de chegar aos 40 tão tranquilo como me sinto hoje. "Esta é só uma noite para comemorar". Obrigado a todos pela presença, pelo carinho, pela paciência, pela amizade, pelas palavras e pelo silêncio. Sou como sou, hoje, graças a todos os que conheci. Obrigado.

"Esta é só uma noite para partilhar
qualquer coisa que ainda podemos guardar
cá dentro num lugar a salvo para onde correr
quando nada bate certo
e se fica a céu aberto
sem saber o que fazer
Esta é só uma noite para comemorar
qualquer coisa que ainda podemos salvar
no tempo um lugar pra nós onde demorar
quando nada faz sentido
e se fica mais perdido
e se anseia pelo abraço de um amigo
Esta é só uma noite para me vingar
do que a vida foi fazendo sem nos avisar
foi-se acumulando em fotografias,
em distâncias e saudade numa dor
que nunca acaba e faz transbordar os dias
Esta é só uma noite para me lembrar
que há qualquer coisa infinita como o firmamento,
um sorriso, um abraço
que transcende o tempo

e ter medo como dantes de acordar
a meio da noite a precisar de um regaço"

4 comentários:

moura disse...

Porque é que eu fiquei com a sensação de que faltava qualquer coisa a este balanço? Meu amigo, o que noto é uma satisfação que não lhe encontro, um balanço só positivo, que deixa entrever uma espécie de conformismo - ou de renúncia? - em grande contraste com o seu espírito inquieto. Aos 30anos, apenas começámos o nosso caminho, substituindo algumas ilusões pelo fascínio de ver que somos capazes de fazer muitas coisas que não teríamos ousado, mas por isso mesmo com uma sofreguidão crescente de estar presente, de sermos nós próprios cada vez mais. Aos 30 anos não nos conformamos. Com sorte, nem aos 40,nem aos 50, nem... É bom valorizarmos o que pudemos ter, mas falta no seu "balanço" o grito de revolta de quem quer mais, de quem respira fundo e se arma para sorver a vida a tragos largos, arriscando sonhar, não apenas contemplar. Guarde os seus tesouros, mas procure sempre tirar mais dos seus talentos, não se conforme, conquiste, avance, tropece, chore e ria bem alto. Isso é que são os trinta anos! Cá estarei atenta, a alegrar-me com as suas alegrias e a apoiá-lo nas suas tristezas, mas não quero vê-lo conformado. Não desperdice a sua juventude, a sua arte,a sua insatisfação, viva plenamente!Já teve muito? Óptimo, terá muito mais, tanto quanto merece e souber conquistar.

pedro morais correia disse...

Parabéns

Anónimo disse...

Muitos Parabéns.Tenho a certeza que vai adorar esta fase dos 30.É uma idade que representa alguma experiência.Podemos tirar partido dela... e mesmo assim continuamos a acreditar em sonhos e ainda continuamos a ser surpreendidos.Não é demais??Bjinhos da Yolanda Soares

Mathilde disse...

Olá Pedro,vim parar ao teu blog porque faço 30 anos daqui a 17 dias e porque ando nostálgica com o facto escrevi no google :"vou fazer 30 anos" e eis que me deparei com o teu blog.igualmente me projectei no tempo e sonhei como seriam os 30 anos.pois bem...a surpresa tem sido dolorosa mas maravilhosa.a vida encarregou-se de me tirar o que considerei garantido e tem-me feito crescer a cada segundo, e eu só quero acreditar que é para me tornar um ser humano melhor.também me tem mostrado que com fé tudo se torna mais simples, mas eu curiosamente ando arredia, ainda não consegui. reparei que partes para a India no dia 2, o que significa que chegas aquela terra abençoada precisamente no meu dia de anos.tive lá uma das melhores e mais enriquecedoras experiências da minha vida.sente a India com todos os sentidos e partilha de coração aberto cada sorriso que te for oferecido pelo mais paupérrimo ser.vão oferecer-te milhares...retribui com despojo.faz uma boa viagem e obrigada...