sábado, 10 de maio de 2008

Os momentos de desgosto mais profundos e de desespero

"Mas o que é que se está a passar comigo neste momento? Uma alegria tão ligeira, quase brincalhona? Ontem foi um dia difícil, muito difícil, no qual houve muito sofrimento interior a ter de interiorizar. E mais uma vez superei tudo o que veio ao meu encontro, e consigo aguentar novamente mais do que ontem. E foi isso provavelmente que me deu a satisfação interior e a calma: como eu noto, de cada vez que consigo lidar com as coisas completamente sozinha, como o meu coração não mirra de amargura nesse processo, e também como os momentos de desgosto mais profundos e de desespero deixam em mim as suas sementes e me fortalecem. Não tenho grandes ilusões acerca da verdadeira situação e até mesmo à pretensão de ajudar os outros eu renuncio. Hei-de partir sempre do princípio de ajudar Deus tanto quanto possível e se conseguir, pois bem, nesse caso também estou disponível para outros. Mas ilusões heróicas sobre isso, é melhor também não as ter."

Etty Hillesum, in 'Diário 1941-1943'

Sem comentários: