sexta-feira, 22 de maio de 2009

Até Sempre, meu Amigo.

Foto by Luís Filipe Catarino

Tive o privilégio de conhecer pessoalmente João Bénard da Costa porque durante os útimos três anos ele foi Presidente e eu vogal das Comissão das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Sempre que estivemos juntos, ele ensinou-me muito e eu aprendi muito. Com uma disponibilidade invulgar num homem da sua dimensão, Bénard da Costa nunca se impacientou com as minhas perguntas ou com a minha falta de respostas. Pelo contrário, guiou-me, dirigiu-me, orientou-me na procura incessante de conhecimento que era sua e que rapidamente me contagiou. E a preparação das Comemorações era sempre entusiasmante pelas coisas que ano após ano eu ia descobrindo por seu intermédio.
Portugal continua, as Comemorações também. Só Bénard da Costa está ausente. Este ano, em Santarém, vou sentir falta das nossas conversas. Até sempre, meu Amigo.

2 comentários:

Anónimo disse...

ontem falamos institucionalmente, hoje encontro neste espaço virtual que é a net este seu comentário. Não que sirva de consolo, mas posso dizer-lhe com conhecimento de causa que a admiração era mútua.

Pedro Fitch disse...

Sem dúvida que é uma enorme perda para a cultura portuguesa e para o cinema em particular. Sem falar na Cinemateca que lhe deve muito daquilo que hoje é.